Questionário sobre hábitos de utilização da internet

Mão esconde o tecladoNo âmbito da iniciativa Líderes Digitais, começou esta semana a distribuição de questionários sobre os hábitos de utilização da internet dos pais e dos professores.

Numa fase inicial, convidámos a responder ao questionário os professores da Escola José Cardoso Pires e os pais dos alunos. Relativamente aos pais, o questionário será entregue a um número limitado – para ser exequível – de encarregados de educação por alunos de todas as turmas da Escola.

Desta forma, pretendemos conseguir a informação necessária para que os líderes digitais possam criar oficinas de formação mais adaptadas às necessidades do seu público e para que, num futuro próximo, possamos candidatar-nos ao eSafety Label (Selo de Segurança Digital).

A escolha desta data para lançar o questionário está relacionada com o facto de a Europa ter iniciado esta semana assinalando o Dia da Internet mais Segura 2018, que tem como tema Cria e partilha com responsabilidade: Uma Internet melhor começa contigo.

Portugal, através do Consórcio do Centro Internet Segura, também assinala o Dia da Internet Mais Segura, que é comemorado em mais de 130 países. Este dia começou a ser assinalado em 2004 em 13 países europeus e na Austrália. A efeméride é um momento informativo e uma oportunidade para networking e partilha de boas práticas na rede, bem como para fornecer ferramentas, recursos e conselhos que promovam uma utilização responsável da Internet e ajudem a prevenir os riscos da sua utilização. Este ano, para além de outras iniciativas, no dia 6 de fevereiro aconteceu o Seminário Dia da Internet Mais Segura em Braga.

O nosso questionário baseou-se no QUESTIONÁRIO HÁBITOS E COMPORTAMENTOS NA INTERNET.

Iniciativa Líderes Digitais

Alunos em videoconferênciaNo dia 16 de Janeiro, os alunos da Escola José Cardoso Pires que integram a iniciativa Líderes Digitais tiveram uma sessão de formação sobre as possibilidades e desafios da internet.

Para além destes jovens, estiveram também presentes, através de videoconferência, alunos internados no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA). Desta forma, abrimos novamente a Escola José Cardoso Pires à realidade hospitalar e, no hospital, os alunos tiveram mais uma oportunidade de conversar, aprender e fazer novos amigos. Para os alunos em internamento, o tempo sem actividades especificas no hospital pode facilmente desembocar em dependência online e no surgimento de comportamentos pouco seguros. Com esta sessão quisemos iniciar uma colaboração regular no sentido de ajudar a minimizar os comportamentos de risco e criar uma cultura de utilização saudável e avisada dos recursos e ferramentas digitais.

A sessão iniciou com um diálogo sobre os perigos e vantagens da internet e, em seguida, abordaram-se temas como o plágio, informação fidedigna, dependência online, sexting e pegada digital.

Para isso, contámos com os muitos recursos (informação geral, vídeos, tiras de BD,…) disponíveis sobretudo nas páginas da Seguranet e Internet Segura e com o enorme entusiasmo e vontade de participar de todos os alunos.

A sessão foi dinamizada pela Dra. Sílvia Leite, da Biblioteca Escolar da Escola José Cardoso Pires, pela Dra. Sónia Bártolo da Escola do CMRA (visite a página das Escolas de Hospital) e pelo CANTIC.

A Iniciativa Líderes Digitais visa a promoção de comportamentos de utilização segura da internet e dos dispositivos móveis, dinamizada por jovens nas Comunidades Educativas. Pode obter mais informação sobre esta iniciativa na página Líderes Digitais da Seguranet.

Para ver algumas fotos da sessão, visite o álbum Líderes Digitais em Alcoitão.

Escrita com pena/Evolução da escrita

Crianças escrevem com pena de pato

Todas as turmas do 1º ano e os docentes titulares deslocaram-se à Biblioteca Escolar e participaram de forma entusiástica na Oficina de Escrita com Pena, dinamizada pelas professoras bibliotecárias Mª João Pimentel e Sílvia Leite em colaboração com os docentes Ana Cristina Silva, Ângela Gonçalves, Carla Bartolomeu e Pedro Pereira.

Com esta atividade, pretendeu-se dar a conhecer a evolução dos suportes e instrumentos de escrita, desde os tempos mais remotos até aos nossos dias. Através da escrita de vogais e  algarismos, os alunos reproduziram a grafia antiga com o auxílio de uma pena de pato e tinta.

A oficina foi avaliada por docentes e alunos como muito boa na dinâmica da apresentação e bastante adequada ao contexto escolar/apoio ao currículo.

Evolução dos instrumentos de escrita

Manifesto UNESCO para a Biblioteca Escolar

 As bibliotecas escolares de todo o mundo partilham um objetivo comum, expresso no Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/ UNESCO, 1999:
A biblioteca escolar no ensino e aprendizagem para todos.

Deixamos agora este documento preparado pela Federação Internacional das Associações de Bibliotecários e de Bibliotecas e aprovado pela UNESCO na sua Conferência Geral em Novembro de 1999.

Descarregue para leitura e reflexão o documento Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/ UNESCO em formato PDF. São apenas três páginas com a Missão, Objectivos, Funcionamento e Gestão da Biblioteca Escolar.

Boas Férias

Para terminar este ano letivo desejamos a toda a comunidade educativa umas excelentes férias de verão carregadas de boas leituras, para as quais damos alguma sugestões, nomeadamente as últimas aquisições da biblioteca:

A equipa pedagógica da Biblioteca Escolar aproveita para se despedir, uma vez que será substituída no próximo ano letivo.

Foram anos de trabalho muito profícuo com todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação deste agrupamento. Agradecemos o apoio que sempre nos foi dado e esperamos que continuem a ser bons leitores, pois ” quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê “! Bem Hajam.


Aventuras Literárias

Um novo desafio está a surgir na EB 2,3 José Cardoso Pires, as Aventuras Literárias. A Biblioteca Escolar associou-se à Rádio Teen para divulgar livros que os alunos, professores ou funcionários tenham lido, tenham gostado e queiram partilhar e motivar outros a seguir o seu exemplo, e a ler …
Se te queres juntar a nós nesta aventura, na biblioteca encontras uma folha para fazeres a sugestão, e esta é divulgada à comunidade na rádio. 
Posteriormente essa partilha é também feita aqui no blogue.

Não percas a oportunidade de conhecer bons livros!

Durante as duas primeiras semanas de março foram já partilhados dois títulos:

E a primeira sugestão vem da professora Luísa Mântua! O livro que a professora escolheu para partilhar tem o título O Rapaz que ouvia as estrelas, do autor Tim Bowler, e existe na nossa biblioteca escolar.

É um livro emocionante, misterioso e profundo que relata a história de Luke, um jovem de catorze anos que possui o dom da música. Luke é um fabuloso pianista mas quando o pai morre, sente-se tão desorientado que acaba por se iniciar numa vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando e a assaltar a casa de uma senhora de idade, sendo-lhe exigido que traga uma pequena caixa de música. Aqui começam os problemas e as surpresas. Luke arrepende-se do ato que cometeu mas encontra na música o poder para se libertar da situação em que se envolveu. 



A segunda sugestão é-nos oferecida pelo João Freire, do 9º3. Chama-se O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, e também existe na biblioteca da nossa escola, é só procurar por ele nas prateleiras.
Nas palavras do João, conta uma aventura de um esqueleto, Jack Esquelético, que se cansa de comemorar o Dia das Bruxas e decide fazer parte da comemoração do Natal e trocar de papel com… o Pai Natal! Mas, como ele foi concebido para ser assustador, muitos problemas vão surgir. Será uma leitura divertida e descontraída! Obrigada, João, pela tua partilha!




Encontro com o Escritor

Encontro com o escritor José Pardal.

O escritor José Pardal esteve nas escolas EB 1/JI do Agrupamento onde apresentou os seus dois livros: Ler? agora não! e Bruxa ou Fada.
Os alunos estiveram muito entusiasmados em todas as sessões e apresentaram os trabalhos que realizaram ao trabalharem os livros, antes da visita.
O escritor também gostou muito destes trabalhos e dos presentes que recebeu!!
Só uma curiosidade. Este escritor é também professor e já foi professor neste Agrupamento…Veio matar saudades!
Bem vindo professor José e volte sempre.


Vencedores do Concurso Nacional de Leitura

 Concurso Nacional de Leitura – PNL – 
Fase de Escola


Dos alunos inscritos na Fase de Escola para o Concurso Nacional de Leitura, após a aplicação da prova foram selecionadas para a fase distrital as alunas:

Matilde Cotrim, 8º4ª
Silvana Valério, 8º4ª
Teresa Cabral, 8º4ª


Os títulos selecionados pelo Júri da prova foram:O Alienistade Machado de Assis e Sexta-Feira ou a Vida Selvagem , de Michel Tournier.
Todos os participantes estão de parabéns, mas os nossos votos vão  em especial para as vencedoras da prova. A equipa da Biblioteca deseja-lhes as maiores felicidades na fase distrital.